terça-feira, 4 de março de 2014

ENGENHEIRO DIZ QUE OS AMBIENTALISTAS DE NOVA IGUAÇU SÓ PENSAM NOS SEUS INTERESSES

O engenheiro ambiental Vinicius Alonso, que até 2012 trabalhava na Secretaria do Meio Ambiente de Nova Iguaçu, gestão da Sheila Gama, diz que os ambientalistas não são unidos, cada qual coloca interesses próprios acima dos interesses ambientais.

E que lá no mesmo ano de 2012 Nova Iguaçu foi o quarto município do estado em arrecadação do ICMS ecológico.

“No ano seguinte caímos para a sétima posição. O porquê disso?? Pelo simples fato que o cálculo do ICMS é em função do IGMP que é em função do número de habitante”.

E até 2009 no senso do IBGE contava a população de Nova Iguaçu mais a população de Mesquita... isso reduziu o número de habitantes e conseqüente e repasse do valor....

Em relação às estações de tratamento o projeto inicial começou na época do Lindbergh com recursos do PAC para a construção de 23 estações de tratamento no município, mas infelizmente apenas 7 foram construídas!!!!

E cada estação tem capacidade para atender no máximo 20 mil pessoas... Algumas foram construídas para apenas 5 mil pessoas...

Logo fazendo um conta simples, nova Iguaçu com 850 mil habitantes precisaria de no minimo 45 estações para o tratamento de todo o esgoto da cidade!!!!

Logo essas 7 estações de tratamento não dá nem para para cheiro.... 
Colocando em media 15 mil habitantes em média por habitantes (pois há estacões para 20 mil habitantes e para 5 mil tambem) elas não atendem nem 10% da população....

Isso funcionando em 100% de sua capacidade (o que é muito difícil ocorrer).

Há ainda problemas estruturais; muitas delas não possuem conexões com as moradias e o tipo de estacão escolhida para Nova Iguacu não e o mais adequado (tratamento de esgoto tipo secundário).

Como vê a questão ambiental principalmente em relação ao tratamento de esgoto e muito complexa, e para resolvê-la precisa de pessoas extremamente qualificadas para lidar.

Agora te pergunto: quantos engenheiros sanitaristas a Subsecretaria de Meio Ambiente possui?? 

Para você ver sua relevância nem secretária é!!

Isso nao é um problema do Bornier, da Sheila, ou do Lindberg, mas da falta de gestão pública que assola o nosso pais.

Em vez de ficar falando bravatas, atacando adversários, os responsáveis precisam ser mais responsáveis e tratar de maneira séria a parte ambiental de nosso município, colocando em risco o enorme patrimônio verde que possuímos”, concluiu o engenheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário