terça-feira, 25 de abril de 2017

BAIXADA FLUMINENSE - UMA VEDETE QUE NÃO ENCONTRA COMPROMISSOS

Por Almeida dos Santos

Através da Lei nº 3.822, de 2 de maio de 2002, foi criado o Dia da Baixada Fluminense. Uma data para reafirmar os valores da região que compreende 13 das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Tão importante e que tem a cidade de Nova Iguaçu como uma espécie de município mãe, isso devido ao grande número de municípios que se originaram para conquistarem as suas autonomias político-administrativas.

A Baixada Fluminense fica situada no eixo Rio-São Paulo, um dos mais importante economicamente na região Sudeste, e agrega uma população em torno de 20% (ou mais) do Estado. Participa de forma ativa no PIB fluminense e na cultura que se produz no estado.

A sua densidade demográfica e a sua localização privilegiada mostram o quanto a Baixada Fluminense se destaca no eixo Rio-São Paulo. Vale lembrar que as principais rodovias que entram e saem do Estado estão ligadas ou cortam a Baixada.

Abaixo segue a Lei que estabelece o dia 30 de abril como o Dia da Baixada Fluminense., mas antes é bom lembrar que aqui, neste imenso território densamente povoado, é fácil o déficit em algumas políticas e investimentos do setor público e privado, como aparelhos culturais, agências bancárias aquém do volume de transação comercial realizado no potente comércio varejista, escassez de teatro público estadual, e toda sorte de negligências que parecem querer provocar uma subserviência ao modelo político que impera no estado. 

Sua importância política só é lembrada nas eleições para o Estado. Só para se ter uma ideia, apesar do seu potencial eleitoral, a Baixada Fluminense até hoje só conseguiu chegar mais próximo da titularidade do governo do Estado com Francisco Amaral, que foi vice-governador entre março 15 de março de 1987 a 15 de março de 1991, no então Moreira Franco.

Além disso, o senador Hydekel de Freitas, que tinha reduto político em Duque de Caxias, só chegou ao Senado pela suplência. Nossas bancadas no Estado e no Congresso, desunidas, sem a formação de uma representação legitimada nessas assembleias, revelam que não conseguimos nos organizar nos parlamentos. Mas este é outro assunto que oportunamente será abordado aqui. 

Vejamos, abaixo, esta curiosidade sobre o Dia da Baixada Fluminense. Mas, antes, digo: "a Baixada Fluminense é uma vedete que todo mundo quer ter caso, mas ninguém quer assumir e cumprir compromissos. Tratam-na como uma mal-amada"

Lei de Criação do Dia da Baixada Fluminense
LEI Nº 3.822, de 02/05/2002
CONSIDERA A DATA DE 30 DE ABRIL, DIA DA BAIXADA FLUMINENSE
Art. 1º. Fica a data de 30 de abril considerada DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.
Art. 2º. O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região.
Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 02 de maio de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário