terça-feira, 16 de maio de 2017

MAIS QUE UMA BARRACA, UMA REFERÊNCIA

Por Almeida dos Santos

Uma barraca instalada ao lado do Paço Municipal Prefeitura de Nova Iguaçu há aproximadamente 28 anos, mais precisamente no ponto de ônibus da Prefeitura de Nova Iguaçu, foi retirada do local através de uma ação da administração municipal.

Uma barraca que deixou de ser um mero comércio para ser uma referência na localidade. Trata-se da barraca da Janaína, que está ali desde os tempos da sua mãe, o que configura quase três décadas. Uma onda de solidariedade à Janaína se manifesta através de grande parte dos funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Todos esperam esperançosos que o prefeito reconsidere a ação. É verdade que ocupação de solo público deve ser combatida, mas quando está de forma desordenada e impedindo direitos básicos das pessoas, como o de caminhar. Mas ali, aonde sempre esteve, esta barraca nunca causou problemas maiores. Ao contrário. Mais do que ser uma referência no local, a Janaína é como se fosse uma figura pública a auxiliar o próprio cidadão quando ali para, toma um café, e às vezes consegue informações mais precisas que as passadas pelo balcão de atendimento da entrada da própria prefeitura.

Ninguém é contra que a administração municipal siga nesse seu entusiasmo de colocar ordem pública urbana. Muito ao contrário. Mas, o que se pensa é que por estar ali durante tantos anos, Janaína mereceria até mesmo uma barraca mais adequada naquele local, dessas como as bancas de jornal, espaçosa, sem atrapalhar o ponto de embarque e desembarque de ônibus, mas continuando como a referência que sempre foi naquele local.


Compete agora o prefeito refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário