domingo, 21 de maio de 2017

QUADRO DE APOIO DO GOVERNO PARA 2018

Por Almeida dos Santos

As eleições 2018 avançam e as pré-candidaturas vão se formando. O resultado dela apontará um cenário pela disputa da Prefeitura de Nova Iguaçu em 2020, quando acontecem as eleições municipais. 

Para isso o prefeito Rogério Lisboa (PR) vai querer se fortalecer, cumprindo os compromissos com os que o ajudaram a chegar ao cargo e, ao mesmo tempo, ampliar a sua estrutura política.

A engenharia envolvendo partidos diferentes dentro da mesma base tem que ser estudada por Lisboa e por sua cúpula de “Amarildos”. Sim. Amarildo é um assessor de Lisboa que o acompanha por longa data. Uma espécie de conselheiro quando consultado.

Dessa vez, comenta-se que a própria primeira dama Êrika Borges, ela que é das conselheiras a maior de Lisboa, estaria no jogo. Particularmente não acredito será candidata, mas tudo é possível com os rumores fortes dentro da administração. E para fortalecer mais, ninguém veio a público negar ou afirmar a candidatura de Êrika, afinal soprar essa fogueira lança mais faíscas para tudo quanto é lado.

O PRB da deputada federal Rosângela Gomes é o mesmo que Clarissa Garotinho vai concorrer a Alerj. Será que elas formarão uma dobradinha? O tempo dirá. Há, também, o deputado Walney Rocha, detentor de uma força dentro do governo em uma das áreas mais importante, a da Saúde. Walney foi eleito deputado federal pelo PTB, mas hoje se encontra no PEN como cacique. Seus rumos e alianças ficam mais fáceis de serem decididos.

Luiz Martins, do PDT, é outro influente na gestão municipal. Pouco aparece ao lado do prefeito. A sua indicação inconteste na administração está na área do Esporte, mas dizem que ele tem influência no Trânsito e Mobilidade Urbana. Caso a cidade encontre uma solução para o caótico trânsito que persiste desde a gestão do ex-prefeito Bornier, pode ter certeza que o “Patinho feio” será adotado. Mas, por enquanto, o trânsito iguaçuano está órfão.

O PR do Rogério Lisboa é o partido que terá como candidato ao governo do Estado o ex-governador Garotinho. Isso é o que sustentam pessoas ligadas a ele. Garotinho veio visitar o prefeito durante uma noite, gravou entrevistas, e fez questão de citar o nome da primeira dama, dando indícios de que ela poderá ser um trunfo para o PR e aumentando assim os rumores da sua candidatura. Mesmo com a Clarissa correndo a estadual nas bandas de cá.

O PT, do vice-prefeito Carlos Roberto Ferreira e do secretário de Cultura Juarez Barroso, está aí, mas não pensem que Barroso e Ferreira pertencem ao mesmo grupo. Ambos são da mesma legenda, mas grupos opostos. A indicação de Barroso para o cargo é vinculada ao ex-prefeito Lindbergh Farias (PT), que poderá vir candidato deputado estadual, considerando que o seu mandato no Senado está para terminar. A sua aproximação a Jandira Fegalhi (PCdoB) indica que o PCdoB pode apoiar Lindbergh e Jandira, caso se forme essa dobradinha. Recentemente o presidente do PCdoB de Nova Iguaçu, secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Fernando Gomes Cid, esteve em encontro com ambos e divulgou nas redes sociais.


É muito cedo para fazer afirmações das alianças e um tropeço pode mudar o quadro enquanto desenhado. Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário